quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Higiene Vocal

Fatores de Risco Vocal e Hábitos Nocivos:

Fumo A fumaça quente do cigarro agride todo o sistema respiratório, o que inclui pulmões, pregas vocais e toda a mucosa do trato vocal, causando aumento das secreções, infecções, pigarro, tosse e edema, além de aumentar as chances de tumor de laringe e pulmão.

Álcool As bebidas alcoólicas causam uma leve anestesia na garganta, dificultando a percepção do indivíduo sobre eventuais abusos vocais. O álcool, também, pode irritar os tecidos do trato vocal e assim como o fumo, contribui para o desenvolvimento de tumor de laringe e pulmão.

Drogas As drogas injetáveis ou inalatórias podem irritar e lesar os tecidos do trato vocal. As substâncias psicotrópicas presentes levam a alterações cardiovasculares e neurológicas e conseqüentes alterações no ritmo, na fluência da fala e na articulação.


Poluição Substâncias como o monóxido de carbono presentes no ar podem causar alterações cardio-respiratórias e conseqüentes doenças nesses sistemas que provocam tosse, pigarro, irritação na garganta e alteração da qualidade vocal.

Alimentação Alimentos Gordurosos como o chocolate ou estimulantes como os derivados do café tem efeito negativo sobre a voz.

Outros fatores que podem ser prejudiciais a Voz:

Alergias
Refluxo Gastroesofágico
Ar Condicionado
Mudança de Temperatura
Vestuário
Esportes
Alterações Hormonais
Medicamentos


Mecanismos inadequados no uso da Voz:

Grito
Sussurrar
Pigarrear
Cochichar


Posturas Corporais Inadequadas:

Tensão em região de pescoço e ombros

O ideal para voz Sempre realizar:
Repouso Vocal
Hidratação

Nenhum comentário:

Postar um comentário