quinta-feira, 20 de agosto de 2009

COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA


1. Prepare-se! Defina o tema e o objetivo da apresentação, estude, atualize-se, procure conhecer o seu público e suas expectativas. Prepare-se tecnicamente e psicologicamente!

2. Faça uma lista das idéias que você gostaria de abordar.

3. Organize essas idéias em ordem de prioridade e numa seqüência lógica. Escolha palavras e frases de transição para fazer a ligação de suas idéias.

4. Procure conhecer o local de sua apresentação e teste todos os equipamentos com antecedência.

5. Prepare material audiovisual pertinente, interessante, sucinto e legível.

6. Ensaie várias vezes em voz alta, em frente ao espelho, com auxílio de um gravador. Enfatize os pontos importantes com sua voz; mude a velocidade da fala; faça algumas pausas e use diferentes inflexões, para prender a atenção dos ouvintes.


7. Comece com algo que estimule o interesse das pessoas pelo assunto.

8. O corpo de sua apresentação deve incluir bastante material de suporte (exemplos, gráficos, estatísticas, comparações, etc.) para dar sustentação e confiabilidade às suas afirmações.

9. Inclua fatos/dados que prendam a atenção e despertem a curiosidade da platéia.

10. Não use muitos conceitos e termos técnicos.

11. Evite gírias, jargões ou piadas.

12. Fale pausadamente, pronunciando cada palavra com clareza.

13. Faça pausas: dê tempo para as pessoas absorverem o que estão ouvindo.

14. Elimine os vícios de linguagem. Substitua-os por pausa ou sinônimo.

15. Não seja extremamente formal. Crie empatia com o público!

16. Selecione palavras de impacto; use frases completas, porém curtas.

17. Não se utilize de termos que você não esteja habituado. O vocabulário deve ser adequado a cada público.

18. Movimente-se e gesticule com naturalidade.

19. Mantenha um contato visual com todos, olhe para todas as pessoas como se estivesse conversando com cada uma delas.

20. Administre o tempo com eficiência.

21. Termine a sua apresentação com impacto, ressaltando os aspectos mais importantes e deixando a “sua marca”.


Samira Braga Giorgini
Fonoaudióloga
Consultora em Comunicação Humana

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